Mazé Torquato Chotil chega de Paris para autografar livro sobre colonização do MS
Escritora estará na próxima segunda-feira em Ponta Porã.A jornalista, pesquisadora e autora sul-mato-grossense Mazé Torquato Chotil está de volta ao seu estado natal, vindo de Paris onde mora, para autografar seu último livro “Minha aventura na colonização do Oeste”. Ela é autora de quatro livros, dos quais dois sobre colonização numa área da Colônia Nacional Agrícola de Dourados.
Em Ponta Porã Mazé tem encontro na segunda-feira, dia 10 de novembro, com alunos das escolas Profª Geni Marques Magalhães e Joaquim Murtinho e os universitários da Faculdade FAP/UNIESP.
Em Dourados, a autora autografa seus livros na Livraria Canto das Letras, na terça-feira, dia 11 de novembro, das 16h às 20h. No dia seguinte, quarta-feira, o encontro será em Glória de Dourados, sua cidade natal, com os alunos da E.E. Prof. Eufrosina Pinto, escola onde fez seus primeiro anos de estudos. Antigos estudantes e pessoas da cidade doaram livros da autora para os alunos.
“Minha aventura na colonização do Oeste” é um romance onde um personagem feminino escreve para uma filha distante, contando como se deu sua vinda do Ceará para o “Sul”.
Inicialmente São Paulo, e depois de uma volta fracassante ao Nordeste, o retorno. Desta vez para a região da Colônia Nacional Agrícola de Dourados – CAND, município de Dourados na época, década de 50 e Glória de Dourados atualmente. É o lugar onde se desenrola boa parte da epopeia e que antes da chegada dos colonos era floresta, totalmente desabitada e inóspita, desprovida de qualquer infraestrutura.
“A envolvente narrativa, em linguagem simples e precisa, contém uma emocionante história que começa com o sonho de progredir. Germinado no interior do meu Ceará, conta a vinda da narradora com o marido, em pau-de-arara e a conquista da terra até a formação dos filhos. É a história de milhões de nordestinos que, vivendo-a como vivi, gostaríamos de tê-la escrito”, explica a apresentação de Antonio Doarte de Souza.
“Minha aventura na colonização do Oeste” é o quarto livro publicado da autora. A história romanceada é inspirada na experiência de seus pais e é uma homenagem aos nordestinos colonizadores do sul do Mato Grosso.
SOBRE A AUTORA MAZÉ TORQUATO CHOTIL
Brasileira, nascida num sítio na “sétima linha”, município de Glória de Dourados, MS, Mazé vive em Paris, casada com o poeta francês Bernard Chotil. Jornalista, pesquisadora, doutora em ciências da informação e da comunicação pela Universidade de Paris VIII, Mazé é também autora de Lembranças do sítio, Minha Paris Brasileira e Ouvrière chez Bidermann: une histoire, des vies (sobre a vida de operárias de uma empresa de confecções).
SERVIÇO
Preço do livro: 20 Reais
Programa
Sexta-feira 7/11: Ponto de Leitura do Olido – Av. São João, 473 – Centro, São Paulo, das 18h às 21h30h
Sábado 8/11: Biblioteca Municipal Monteiro Lobato : Rua Marechal Rondon, 260, Osasco – SP, das 16h30 às 19h30
Segunda-feira, 10/11, em Ponta-Porã: Encontro com os alunos da E.E Profª Geni Marques Magalhães
- Av. Vinícius Soares do Nascimento, 150 Jardim Universitário (7-11h) ; E.E. Joaquim Murtinho (12h30-14h30)
Alunos de Letras, Geografia e História da Faculdade FAP/UNIESP. Rua Antônio João, 1.675 – Centro. (19h30)
Terça-feira, 11/11: Livraria Canto das Letras - Av. Weimar Gonçalves Torres, 2440 - Centro, Dourados. (16-20h)
Quarta-feira, 12/11: E.E. Eufrosina Pinto, Rua Dr. Tancredo Almeida Neves, 1800, Glória de Dourados (8h30-13h30) Escola onde estudou o primário ( 8h-13h30h) e encontro com o público das 16h às 18h no Delícias e Salgados do seu Valdir e dona Neide (av. Presidente Vargas, 1591). (Com informações do Jornal do Estado).
www.fronteiranews.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário